terça-feira, 26 de abril de 2016

APLICAÇÕES ISENTAS DE IMPOSTOS?


Sim, existem aplicações com rendimentos acima da poupança e isentas da cobrança de IOF e IR como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCI). 

Mas para obter bons rendimentos, é preciso gastar um pouquinho de tempo para uma boa pesquisa e contar com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Este fundo protege aplicações com valores até R$250 mil em cada banco. Devido a maior sensação de risco que eles transmitem, os bancos menores e menos populares precisam atrair os investidores com pagamento de taxas mais altas. Outra vantagem é o processo desburocratizado de abertura de conta, podendo ser realizado pela internet e, em alguns casos, até por aplicativos mobile. Lembrando que acaba de ser autorizado pelo BACEN a abertura de conta pela internet.

Veja os exemplos das taxas pesquisadas.




Observe que as melhores taxas apresentadas pertencem a alguns bancos desconhecidos. Entretanto, temos um banco mineiro na ponta do ranking, pagando taxa de 96% do CDI - Certificado de Depósito Bancário (representa o custo do dinheiro para os bancos) para aplicações de um ano e valores acima de R$50.000,00, estimada em 13,45% a.a., ou seja, superior em 58,75% ao rendimento proporcionado pela poupança. A taxa do Banco Máxima é maior, mas exige um prazo mínimo de 2 anos.

Existem aplicativos que ajudam nesta pesquisa. Tenho usado 
o Renda Fixa (imagem ao lado). É gratuito, fácil de usar e apresenta várias possibilidades de pesquisa e filtros. 

Nenhum comentário: