quarta-feira, 8 de julho de 2015

5 DICAS PARA USAR ADEQUADAMENTE O SEU CARTÃO DE CRÉDITO


O cartão de crédito não é o vilão na história da sua vida financeira, pois ele é neutro. Ele é apenas mais instrumento de pagamento. Para um uso consciente do cartão de crédito, deixo aqui 5 dicas que poderão aumentar as chances de você melhorar o controle financeiro e começar a poupar. Mas antes de usar qualquer cartão de crédito, será necessário fazer um pequeno orçamento, definindo suas principais despesas que se repetem mensalmente (recorrentes). Exemplo: gastos com educação, alimentação, locomoção, luz/água/telefone/TV, condomínio, plano de saúde, lazer e poupança. Agora vamos para a primeira dica:


  1. Somente pague com o cartão de crédito os itens que constam no seu orçamento. O que estiver fora você pode pagar em dinheiro ou com o cartão de débito. Com o hábito, você não terá surpresas quando chegar a fatura, pois já foi orçada. Também há um tendência de reduzir os gastos supérfluos, pois vai pensar duas vezes antes de pagar à vista.
  2. Tenha no máximo 2 cartões, pois vai facilitar o controle. Se já está importando demasiadamente com o melhor dia de compra, o tal "diabão", talvez já esteja enfrentando problemas.
  3. NUNCA pague somente o mínimo que a sua fatura informa. Sempre tenha como meta o pagamento total. O tal juros de 300% a.a. incide exatamente sobre o saldo devedor. É provável que você não consiga pagar tudo no próximo mês e vai começar a "bola de neve". Se realmente consegue pagar somente o mínimo, entre em contato com a administradora e financie tudo, pois o juros é bem menor. Se você possuir crédito pessoal ou crédito consignado aprovado no banco, avalie, pois os juros deverão ser ainda menores.
  4. Pagando toda a sua fatura em dia, você acumula pontos em programas de milhagens. Estes pontos poderão ser úteis para você economizar na compra de passagens aéreas, redução no valor da anuidade, descontos nas assinaturas de jornais e revistas, entre outros.
  5. Usar o cartão para comprar em sites de e-commerce é uma boa opção, pois geralmente os preços são mais em conta. Mas cuidado, não compre em sites sem referência. Procure saber a idoneidade destes sites. Utilize os sites de comparação de preços como Buscapé, Bondfaro, JáCotei, Zoom, pois alguns comparam preços e idoneidade das empresas.

Nenhum comentário: